quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sem facilitismos, sem desleixo

Após jogos menos conseguidos em todos os aspetos, costumam haver mudanças. A meu ver, domingo deveríamos apresentar algumas no "11 inicial", mas nem tanto por esse motivo.

Jogo para a Taça, frente ao modesto e pouco prestigiado Aljustrelense, mas é uma partida para vencer e claro, é um jogo importante, e é assim que tem que ser encarado. Todos os jogos são importantes, em qualquer competição, embora hajam prioridades. Vejamos, a Taça, a nível desportivo é uma competição na qual temos poucas hipóteses de sair com sucesso. Sair com sucesso seria chegar às meias finais. Já no aspeto financeiro é  uma competição apetecível, ainda mais para nós que passamos tantas dificuldades. Por isso mesmo acho que temos de apostar nesta competição, sem esquecer o principal objetivo.

Quanto às ditas mudanças no princípio do "post", não devemos nos descuidar/desleixar por enfrentar-mos equipas que jogam em divisões inferiores. Nem um pouco, pois vamos defrontar um grupo que irá fazer um dos jogos mais importantes das suas vidas. Por outro lado, por ser uma partida frente a uma equipa como esta, acho que poderemos fazer algumas alterações, com a entrada de dois jogadores que ainda não jogaram ou que jogaram ainda poucos minutos. Falo de Degré e de Cepeda. Acho que Degré também precisa de tempo de jogo, tal como Waldson e Fonseca já tiveram. Penso que seria bom dar tempo de jogo e ver qual seria o seu comportamento entre os postes. Não escondo alguma curiosidade em ver este guarda-redes Francês, formado num Clube de valor em França e que chegou da gigante Lazio. Quanto a Cepeda, fez uma  pré época muito positiva e surpreendeu-me vê-lo no banco quando a competição começou. Penso que as entradas destes jogadores seriam boas, pois até num futuro próximo podem vir a ser opção, talvez até por motivos de força maior, e assim quando forem opção já não se encontram numa situação nova, o que por vezes trás problemas.

Faria mais uma alteração na nossa retaguarda, a troca de Tiago Costa por Paulinho. Ficou provado nestes dois últimos jogos que Paulinho tem claramente um rendimento acima do jogador emprestado pelo Rio Ave. Em Portimão também vimos um meio campo desgastado sem grande força para conseguir levar a bola para o ataque, sentia falta de Luís Silva. Faltava combatividade, irreverência e alguém sem medo de puxar a equipa para o ataque. Ao passo que víamos Capela sem ritmo e estofo para aguentar o jogo ao melhor nível, enquanto que Luís aquecia e acabou por não entrar. Sinceramente, penso que com o "Bebé do Mar" poderíamos ter feito melhor, ter jogado pelo menos com mais vivacidade. No ataque gostava de ver o regresso de Hernâni, um atleta experiente e inteligente a jogar, que alia à sua rapidez uma criatividade que nos dão muitas oportunidades de golo. Acho que nos tem feito um pouco de falta.

Pode vir a ser um bom teste antes do embate com o Atlético e a vitória tem de ser nossa, sem facilitismos sem desleixo.

Domingo é para cima deles, Leixões!

Sem comentários: