domingo, 22 de maio de 2011

Pensar a próxima época: quem manter no Mar

De certo que os nossos treinadores e dirigentes já estão a trabalhar nesse sentido, mesmo que não seja de forma afincada,  e Litos também, nestes mais de três meses, já viu quem lhe interessa que continue e saía do Leixões.

Na minha opinião muita gente terá de sair se queremos voltar à principal divisão do Futebol Português. Temos aqui muito jogador sem qualidade, sem atitude e comportamentos para envergar uma camisola como a do Leixões, duma equipa que quer subir à 1ª.

Começando pela baliza penso que manter Fonseca é crucial. Paulo Ribeiro, em fim de contracto, esta época foi um suplente de luxo e por mim continuava a vestir a nossa camisola, assegurando que mais um ano teremos uma baliza segura. Isto depois da saída de Ricardo, é claro! Quanto ao terceiro guarda-redes, penso que Ricardo Pinto é muito jovem e imenso ainda tem a aprender e evoluir, e para isso tem que jogar e só jogará se estiver nos juniores de novo. A meu ver é a melhor opção para este jogador e para o Leixões.

Na nossa defesa alguma coisa tem que mudar, mesmo sendo uma das duas melhores do Campeonato. Começando pela direita... Sony renovou, não sei se para salvaguardar-se um encaixe financeiro pela sua saída ou para continuar no Leixões. É fundamental no nosso onze, sem ele o que seria de nós em muitos jogos?? Veremos se fica. Para a direita temos também Laranjeiro... Simplesmente um enorme buraco e espero que o contrato não seja renovado. Ao centro a história é outra... Vejo com bons a continuação de Nuno Silva. Capitão e esta época esteve a um nível aceitável. Danilo foi o patrão da nossa defesa, muito regular, exibições de qualidade e tem tudo para o ano ser de novo o que esta época demonstrou ser. Isto se o Leixões chegar a acordo pela renovação do vinculo. Zé Pedro Cepeda poderia por ficar mais um ano. Já mostrou ser um jovem que poderá dar algo no futuro, um central sereno, confiante e de qualidade. Quanto a Zarabi por mim pode seguir viagem para outras paragens. No lado esquerdo manteria Paulinho no plantel e abriria as portas da saída a Tininho, em final de contrato, e a Areias, na mesma situação.

Entre a defesa e o meio-campo, há Rúben. Um jogador que já teve imensas oportunidades e que esta época fez bons jogos, ainda durante o "reinado" de Inácio principalmente. Mesmo assim manteria-o no plantel, pois é um jogador versátil e pelos jogos que fez. Está na "corda bamba".

No meio-campo temos por minha vontade algumas alterações cirúrgicas. Fala-se da desvinculação de contrato da parte de Cauê... Por mim para o ano ficava, tem ainda mais duas anos para terminar o seu vinculo com o Clube e parece-me ter um bom futuro pela frente. Por isso certamente é que Clubes da 1ª Liga ambicionam-o ter. Espero que o Leixões não se deixe levar novamente em transferências... De resto deixava tudo como está, à excepção da saída de Fábio Espinho, de Paulo Tavares e de Livramento. Uns sem qualidade, outros sem pernas... Para a próxima época é necessários e extremamente importante "revitalizar" Seabra!

No ataque temos que mudar! Manter Dyego Souza era importante. Infelizmente não vamos conseguir manter Rui Pedro... Era uma contratação de grande peso! De resto só Beirão tem condições para continuar. Se ficar aposto em cinco golos seus pelo menos. Quanto ao resto, Cintra, Feliciano, Lucas, Fangueiro e Félix podem abandonar o "barco".

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com o teu raciocínio, mas haverá motivação na actual SAD, para mudar o ambiente actual do nosso clube. Noto toda a gente desmotivada. Sinceramente ontem não gostei do que o treinador disse, quando afirmou que havia jogadores que iam embora tinham lugar na 1ª Divisão. Esses é que têm que ficar no clube. Mas acima de tudo para mim o Leixões precisa de uma grande contratação. Precisa de um Presidente motivado, que esteja presente e com garra de dar um murro na mesa quando for preciso. Precisa de pagar a tempo e horas para os jogadores não terem motivos de dizer que se encontram desmotivados por não receber. A imagem do Leixões não pode continuar nas ruas da amargura, sempre como um mau pagador. O universo leixonense fica triste com estas notícias. O lugar do nosso clube é na 1ª Divisão, mas não pode cometer os erros que cometeu no passado. Sinceramente para a época que foi com os jogadores que tinha com os problemas que se passaram, o Leixões até não fez uma má época. Gostava de ver uma pessoa dinâmica a frente no nosso clube, para tornar a entusiasmar os nossos adeptos. Tenho saudades da época em que subimos. Éramos vistos por todos como uns adeptos únicos com amor ao nosso clube. Éramos como uma família e remávamos todos para o mesmo lado. Tenho saudades, mas também mantenho a fé de que vamos um dia novamente recuperar essa mística. Viva ao leixões

LuiSCruz disse...

Quanto a nós, Leixonenses, temos que ser nós próprios a começar a mudar no nosso interior, para mais tarde as coisas mudarem no geral. Vamos ser optimistas. :)
O Leixões muitas poucas vezes na História pagou a tempo e horas, mas vamos ser mais uma vez optimistas e esperar que as medidas agora tomadas sejam reflectidas no futuro do Clube de forma positiva.
Quanto ao tipo de Presidente que quer é o que toda a família Leixonense desejaria ter, acho eu.

Anónimo disse...

Amigo, o Danilo "patrão" da defesa????
Cauê mais um ano?? O zarabi pode seguir caminho???? Manter o o Dyego "cancro" Souza e mandar embora o Tiago Cintra???
Quantas vezes foste á bola, rapaz? A tua capacidade de análise é preocupante, sabias? Nem vale a pena dizer mais nada.

LuiSCruz disse...

Diga lá então quem era o "patrão" da defesa.
Defendia mais um ano do Cauê, porque ainda é jovem e fez uma época razoável e que deu a entender que para o ano estaria muito melhor. Ainda tinha mais 2 anos.
Zarabi, na minha opinião pode ir embora.
O Dyego se assenta-se mentalmente, se fosse mais estável poderia dar muito mais. É claro!
Quanto ao Tiago Cintra... nem há palavras... Só um conselho para si, cuide dos seus olhos.

Anónimo disse...

Paulinho é lateral direito, fangueiro embora?em desacordo completo.Tem que ser um dos capitães