segunda-feira, 14 de março de 2011

Últimas 9 jornadas decisivas

Troféu Liga Orangina 10/11
Estamos a nove jornadas do final do Campeonato, vinte e sete pontos por disputar e nove clubes com a subida no horizonte. Incluo o Aves neste grupo, mesmo esteja um pouco mais distanciado, com menos possibilidades e com pior calendário
Até ao final há muitos jogos entre os candidatos à subida, muitos pontos a perder nos lugares cimeiros e muitos a ganhar, da nossa parte espero bem. Temos jogos como Arouca vs Oliveirense, Gil Vicente vs St. Clara, Oliveirense vs Feirense, Estoril vs Trofense, St. Clara vs Oliveirense, Estoril vs St. Clara, Oliveirense vs Gil Vicente, Arouca vs Estoril, Feirense vs Estoril, Arouca vs Trofense, Estoril vs Gil Vicente e St. Clara vs Trofense. Não incluo aqui os jogos do Aves, porque acho que depende como irá ficar o jogo com o Estoril, já da próxima jornada. Se ganharem mantêm-se na luta e poderão ser importantes, pois têm jogos na Trofa, aqui no Mar, contra o Arouca em casa, nos Açores com os St. Clara e em casa com o Feirense.

O nosso Leixões tem condições para alcançar a 1ª Liga esta época, isto se os árbitros forem isentos. Entrámos numa maré de confiança, união entre todos, estamos a jogar bem, dentro de uma onda de vitórias (mesmo com a derrota injusta em Azeméis, da forma que vimos), a seis pontos do segundo lugar. Estamos esperançados e optimistas.
Temos nove jogos em que recebemos o Moreirense, vamos jogar à Póvoa, recebemos um dos adversários directos Estoril, vamos a Fátima, somos visitados pelo Aves, deslocamos-nos à Trofa, recebemos o Freamunde e a seguir o Arouca e finalizamos frente ao Feirense em Vila da Feira.
Nada fácil, mas temos de vencer obrigatoriamente o Moreirense, Varzim, Estoril, Fátima, Aves, Freamunde e Arouca, fazendo o melhor resultado na Trofa e na Feira.
É muito difícil e complicado fazer nove jornadas invicto nesta Liga, mas é uma das possíveis maneiras de conseguir-mos subir.


O Trofense, tem jogos difíceis, mas se revelar nesses mesmos a maturidade e qualidade que tem pode levar de vencido qualquer equipa que defronte, em qualquer ambiente.
Na jornada 22 recebe o lanterna vermelha Fátima, vai ao Coimbra da Mota jogar contra o Estoril, recebe o Aves, joga no Restelo, vai jogar a Freamunde, recebe-nos, vai a Arouca, é visitado pelo Covilhã e fecha o Campeonato nos Açores frente o St. Clara. É um "misto" de jogos, entre adversários directos e equipas que lutam pela manutenção, o Trofense tem jogos difíceis, pode te imensas dificuldades contra o Arouca, Estoril, Aves, em Freamunde e nos Açores se os insulares ainda estiverem a lutar pela subida. Acho que tem mais possibilidades de ter sucesso que insucesso.

A equipa de Hermínio Loureiro, com umas ajuditas aqui e ali, lá vai se mantendo em primeiro lugar e bem colocado para conseguir subir de Divisão. Fazendo aqui um parênteses... Estou curioso por ver como esta equipa se irá dar na maior competição Portuguesa, se subirem. O que não quero que aconteça, espero que morram mais um ano na praia, pelas suas gentes e como nos ganharam o jogo, nos bastidores.
Tem já nos próximos quatros jogos uma fase decisiva. Repare-se, visitam o Arouca, recebem o Feirense, vão aos Açores e recebem o Gil Vicente. Depois disto as coisas "acalmam", jogando com Moreirense fora, Covilhã, Belenenses, Penafiel e Varzim. São jogos com adversários directos numa primeira fase e depois com equipas todas elas aflitas. Os Oliveirenses têm a sempre difícil deslocação a Moreira de Cónegos. A luta no final da tabela está também acesa e as equipas precisam de pontos e espero bem que a Oliveirense cai tanto numa como noutra fase de jogos. É um trajecto até ao final um pouco espinhoso e espero que seja muito atribulado.

Os Barcelenses que esta jornada venceram um jogo importantíssimo aos Feirenses em casa. Deram a volta a um resultado negativo e levaram de vencido um adversário directo, ultrapassando os mesmo na tabela classificativa.
Daqui a dias jogam fora a contar para a 22ª jornada contra o penúltimo classificado, Covilhã. Este jogo é o primeiro de nove até ao final, onde "só" por duas vezes jogam contra adversários directos, sendo eles Oliveirense, na 25ª jornada, e Estoril, na 29ª jornada, ambos fora. Antes e depois jogam também com o St. Clara, Moreirense, Belenenses, Varzim, Penafiel e Fátima no final. É um percurso com jogos difíceis, saltando-me à vista o jogo na Póvoa, com os Açorianos e Moreirense.
Parece-me que tanto podem conseguir subir como ficar mais um ano na Liga Orangina, tudo depende de todas as circunstâncias.

Feirense, um dos clubes que mais "morre na praia", juntamente com o St. Clara.
Está a três pontos, como os Gilistas, do Trofense e este fim de semana recebe os Azuis do Restelo, tendo de seguida um embate em Azeméis com os locais, recebendo depois o Varzim, a seguir tem uma deslocação complicada à casa do Moreirense, jogando no seu estádio frente o Fátima, indo a Penafiel jogar, de seguida receber os canarinhos do Estoril, deslocar-se às Aves e receber-nos no último encontro do Campeonato.
Nada fácil, talvez se decida muito na última jornada quando nós, Leixões, nos deslocamos a Vila da Feira. Antes têm jogos contra adversários que me parecem terem reais possibilidades de dificultar a vida ao Feirense, como Oliveirense, Varzim, Moreirense e Estoril.
Logo se verá como irão correr as coisas...

Arouca, equipa que este ano faz a sua estreia na Liga Orangina está a fazer um Campeonato muito bom, prometendo luta pela subida até ao final da competição, ainda mais depois de se reforçar em Janeiro.

Recebe próximo fim de semana a Oliveirense, vai a Fátima, recebe o Penafiel, joga na Póvoa, é visitado pelo Estoril, desloca-se às Aves, joga em casa frente o Trofense, vem ao Mar e termina em casa frente ao Freamunde.
Tarefa complicada também na Póvoa, frente ao Varzim.
Espero que a inexperiência deste plantel se faça notar, de maneira as contas ficaram complicadas para eles.

Quanto ao Estoril, que conta com a legião de Brasileiros, está com menos um ponto que o Arouca e mais um que nós.
Pensei que a época não lhes iria correr muito bem devido ao seu plantel e equipa técnica, mas surpreenderem-me. Espero que caiam nesta fase final.
Com jogos nas Aves, contra o Trofense, no Mar, com o St. Clara, em Arouca, em casa com o Freamunde, em Vila da Feira, com o Gil Vicente em casa e terminando em Belém, acho que pode ser agora que a equipa canarinha cai na tabela, ficando arrumado da subida já nestes dois primeiros jogos.

Por último os Açorianos do St. Clara, que estão em igualdade pontual connosco também têm as suas hipóteses.
É sempre complicado jogar sem público ou com muito pouco público, quando se joga fora ainda mais. Esse é um dos pontos fracos dos insulares. Ainda para mais quando jogarem em Barcelos e no Estoril.
Até ao final defrontam também Varzim, Oliveirense, Penafiel, Fátima, Aves e Trofense. Sendo que com Varzim, Oliveirense, Penafiel, Aves e Trofense jogam no seu próprio terreno.
Estão na mesma situação que o Leixões, mas com a vida um pouco mais complicada.

Iremos vencer, porque somos Leixões!

1 comentário:

Gruppo Fanatics disse...

http://gruppofanatics.blogspot.com/2011/03/leixoes-vs-moreirense.html